sábado, 16 de junho de 2012

A física em nossa vida


Física

Muitas são as definições para a expressão física. Algumas até se confundem, outros discordam nesse ou naquele pensamento, mas o que todas têm em comum é sua origem; a palavra grega que significa natureza e como tal se preocupa com os fenômenos naturais a fim de formular leis e teorias para explicar modificações provocadas devido a ação de agentes físicos ou químicos.

Um tópico especifico a história da física é o fato dela ter sido a primeira ciência a se formar e de estar ligada a história do pensamento racional, no século XV a.C quando os gregos abandonaram o “mito” como explicação para o universo.

A física é dividida em algumas áreas ,entre elas se encontram :

. Mecânica : formada a partir das leis de Newton e estuda os movimentos e suas causas.

Exemplo: O movimento do planeta.

.Termologia: Estuda os fenômenos térmicos como a variação da temperatura, mudança do estado físico da matéria , aquecimento ou resfriamento .

Exemplo: Solidificação da agua.

.Óptica: Parte da física que estuda a luz e os fenômenos luminosos.


Exemplo: eclipse, arco-íris.
.Ondulatória : Estuda propriedades e fenômenos relacionados as ondas e suas aplicações.
Exemplo: transmissões via satélite
.Eletromagnetismo : Analisa as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas aplicações.

Exemplo: funcionamento da lâmpada, descargas elétricas e cartões de crédito.

Ao compararmos o desenvolvimento da humanidade observaremos que se trata de um período de muitas conformações e que a física como ciência já conceituada em parágrafos anteriores, vem acompanhando e colaborando com essas mudanças.

Muitas vezes nem percebemos essa atuação, mas os ramos da física estão presente no nosso cotidiano sempre ; por exemplo o campo da mecânica procura analisar os movimentos dos corpos, os efeitos e as forças sobre eles, assim teremos explicações para compreender desde o fluxo de carros de uma rodovia, trajetória, distancia, velocidade e tempo utilizado por eles.

Os fenômenos incorporados à óptica, eram aqueles observados pelos nossos sentidos ,sobretudo pela visão e audição. Só que essa percepção humana é limitada em relação a outras grandezas estendidas pela física como a construção do telescópio, do radiotelescópio aplicados no estudo do muito pequeno influenciando na nossa saúde até o lançamento de foguetes nos observatórios espaciais.

No desenvolvimento da eletrônica a criação de computares e programas muito avançados nos permitem entretenimento, pesquisas escolares , comunicação com qualquer parte do mundo e também são utilizados nas realizações de cirurgias hospitalares de pequeno e grande porte.

A parte da física que se ocupa com as ondas e seu emprego no nosso dia a dia é aplicado a qualquer instante nos nossos lares quando acionamos o botão do micro-ondas para aquecer ou preparar algum prato.

Nos dias de temperatura elevada quando abrimos a porta da geladeira ou freezer , para que a água , o suco ou o refri fique ainda mais gelado, colocamos algumas pedras de gelo ou água solidificada nesse momento estamos realizando um fenômeno térmico tratado na termologia.

Para escrever este artigo fui buscar informações em algumas fontes entre elas o computador(desenvolvimento da eletrônica).Foi surpreendente descobrir que coisas que utilizo a qualquer instante de minha vida é pura física. Isso ajudou a ver como ela é abrangente e extremamente importante porque não se detém só em fatos astronômicos, força, equilíbrio, velocidade, trajetória ou cálculos infinitos. Ao contrario do que pensava, ela é próxima e faz parte do meu dia a dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário