sexta-feira, 13 de abril de 2012

O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem ?

Com base nos estudos da sociologia , o homem não consegue sobreviver isolado.Ele esta inserido num meio ,e opta por uma escolha , onde o meio com certeza tem influências,mas sim o individuo que determina suas decisões .
As perguntas possuem diversas formas de responde-las. Com isso quando fala que Chico Brito escolheu o lado da marginalidade , podemos observar a importância  que o meio teve na sua opção.Mas sem duvida a “hora” pode ser refeita .
Na atual sociedade consumista uma das preocupações do homem é fazer parte da camada com poder aquisitivo da pirâmide social. Para isso o individuo sem firmeza de caráter é capaz de qualquer ato que parte do sistema violento  e corrompido,esquecendo os valores morais.
Isso atinge o Chico Brito da favela e também o Chico Brito da elite social.
Chama-se sociedade a forma como um grupo  está  organizado , as crenças que norteiam os princípios do bem e do mal.Há valores a serem seguidos pelo bem de todos.
O repasse desses valores são iniciados em grupos menores chamados família .
Creio que a conservação desses valores medem a capacidade que temos de transformar e cuidar o meio em que vivemos.Precisamos de conhecimento e conscientização  para conservar o ambiente.
A nossa liberdade é proporcional aos principios e também está dentro dos limites impostos pela sociedade.Afinal,se não somos capazes de sobreviver sós temos que respeitar o espaço dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário